terça-feira, janeiro 03, 2017

Parentalidade Positiva

Hoje ia falar-vos desse grande desafio para o ser humano que é o processo de divórcio, mas falemos de coisas positivas, porque acreditem a temática divórcio hoje iria produzir um texto cheio de palavrões, raiva, e muita vontade de fazer um curso intensivo de malvadez e atrocidades provocadas a terceiros... Por isso optei por respirar fundo.... e voltar a respirar fundo... e eis que prefiro falar sobre Parentalidade Positiva!

Parentalidade positiva! Esta expressão despertou-me uma imensa curiosidade muito recentemente e despertou-me para  todo um universo, que apesar de estar bem debaixo do meu nariz há pelo menos 14 anos, foi como se de repente se abrissem as portas para UM MUNDO NOVO!

A verdade é que nunca senti que estivesse preparada para a maternidade, e ainda hoje, passados 14 anos, a maternidade ainda representa para mim um ENORME DESAFIO. Quem me conhece mais de perto sabe que sou uma apaixonada pelas minhas filhas, não consigo passar um dia sem falar das suas peripécias, sempre tão criativas, muitas vezes bastante complexas do ponto de vista da gestão emocional e educacional, mas muito próprias da idade, da descoberta, do crescimento e da aprendizagem de ambas... cada uma no seu tempo, na sua idade e personalidade e a influenciarem-se simultaneamente.

É que, sabem aquele raciocínio  que partilhamos entre adultos sobre as crianças parecerem acreditar ou aceitar mais rapidamente a opinião ou ideias dos de "fora"(professores, amigos, televisão, internet...) do que aquilo que os pais lhes dizem?! É mais ou menos a mesma coisa.

 Muito do que tenho lido sobre esta temática da Parentalidade Positiva na verdade não são grandes novidades, mas estão ali preto-no-branco. IN YOUR FACE. E de repente tudo faz sentido e tudo parece óbvio. Algumas das ideias partilhadas sempre as fiz ou pus em prática, outras nem tanto, mas reconheço-as como válidas e positivas para a educação das crianças, e como tal há que aprofundar conhecimentos e adquirir novas aprendizagens, aplicá-las, partilhá-las sempre que possível, e esperar que esteja a criar, e ajudar a criar, futuros adultos brilhantes e felizes.

Por isso esta talvez seja uma temática que venha a partilhar com vocês mais amiúde já que me parece tão interessante e me desperta tanto interesse. A EDUCAÇÃO PELA POSITIVA!

E tu gostarias de saber mais sobre este assunto?! Tens alguma ideia para partilhar comigo?!
E já agora apresento-vos a Ana e a Maria! As traquinas lá de casa.

Sem comentários:

Analytics