segunda-feira, maio 08, 2017

#Primeira Impressão


Conheces a expressão "JULGAR O LIVRO PELA CAPA"? 
Pois é. Todos o fazemos, e sobre tudo o que nos rodeia. Julgamos os livros pela capa, os destinos paradisíacos pelas fotografias, as pessoas pela sua forma de ser e estar. E fazemo-lo de forma instantânea. 
E neste ponto voltamos à importância das primeiras impressões, já que, como te disse no post anterior, estas marcam toda a relação futura que terás com aquela pessoa.

Tudo depende da forma como esse primeiro impacto acontece. Se é um acontecimento do acaso, ou um encontro previsto! Obviamente que se estás a contar com o momento da primeira impressão, implica que se deu um conhecimento prévio, ainda que possa ter sido por telefone, carta, e.mail ou intermédio de um amigo, e nesse caso existe o fator EXPECTATIVA, do qual falaremos num outro post mais à frente.

Vamos partir do principio que esta primeira impressão é causada por um acaso. Como é que podes neutralizar a reação "lutar ou fugir".

Vou começar pelo HUMOR. O Humor tem um grande impacto numa primeira impressão. Ninguém gosta de pessoas mal humoradas e rabugentas. Por isso atenção com a tua atitude num primeiro contacto. Convém trabalhar nessa boa disposição para que a tua atitude transmita uma energia positiva ao teu interlocutor, e se conjugares essa atitude positiva com um sorriso sincero, então o resultado será fantástico.

Depois, é muito importante que te dirijas à outra pessoa de CORAÇÃO ABERTO e que te coloques numa posição em que se note isso mesmo, em que não haja nenhum impedimento físico ou visual. Ao colocares o teu coração na direção da outra pessoa, vais demonstrar uma linguagem corporal flexível, disponível e de peito aberto. E se ainda conseguires olhar a pessoa nos olhos de forma a conseguires reparar na cor dos seus olhos... o resultado vai ser brilhante!

Tem o cuidado em demonstrar que não trazes nada nas mãos, ou nada que possa parecer ameaçador. Se por exemplo trouxeres uma caneta, demonstra com os teus gestos que não a irás utilizar para fazer um daqueles inquéritos intermináveis.

EDUCAÇÃO. Educação fica sempre bem em qualquer situação. Ou seja, imagina que estás a interpelar uma pessoa pela primeira vez, não te esqueças de pedir desculpa ou dizer "Com licença", e demonstra sempre interesse no feed-back que estás a ter. 

Outro aspeto a ter em conta pode ser a forma como te vestes. A APARÊNCIA é sempre importante. Experimenta algo que deixe uma impressão de autoridade ou respeito e ao mesmo tempo transmita uma imagem relaxada mas de disponibilidade. Por exemplo: uma camisa, com um blazer, conjugada com uma calça de ganga. A camisa e o blazer para te dar um ar mais formal e de autoridade, e a calça de ganga para a imagem mais relaxada e de disponibilidade. Mas atenção, escolhe com que te sintas confortável. Não há nada pior do que a falta de coerência.

Por ultimo, mas igualmente importante SINCRONIZAR. Sincronizar é uma das técnicas mais utilizadas pelos experts em comunicação e PNL e que tem a ver com uma forma muito simples de criar empatia no teu interlocutor através da sincronização da tua forma de falar, respirar e gesticular com a dele.

Logicamente que estes são apenas os aspetos mais básicos e rápidos do que é causar uma primeira boa impressão.

Queres saber mais sobre este assunto?
Queres aprender a trabalhar o teu HUMOR?
Queres perceber um pouco mais sobre expectativas e como contorná-las? E sobre a técnica de sincronização?

Deixa-me aqui os teus comentários e experiências de primeiras impressões. 

Sem comentários:

Analytics