segunda-feira, junho 05, 2017

O comportamento dos outros é importante para nós?


Claro que é!

O comportamento dos outros é importante para nós. A maioria dos comportamentos humanos são resultado da cópia. A pessoa observa e depois copia o comportamento. Quando a pessoa sente a aprovação de um determinado comportamento, sente-se encorajada a repeti-lo.

A aprovação dos outros é um enorme incentivo.

O comportamento define-se socialmente e altera-se ao longo do tempo. Através da aprendizagem social interiorizamos o comportamento dos outros, e através da cópia aprendemos a como devemos nos comportar nas diferentes sociais. Desde pequenos aprendemos observando os outros. Seja em situações mais ou menos complicadas, mais ou menos familiares ou profissionais, através da observação aprendemos o comportamento de quem nos rodeia.
Este processo, designado de “verificação social”, tem a ver com a influência que o comportamento dos outros tem no nosso, desde a roupa que vestimos, aos locais que escolhemos para ir tomar um café com os amigos.

O nosso comportamento é fortemente influenciado pelo comportamento dos outros. O sentido de identidade social é constantemente posto à prova. A todo o momento, e de forma consciente, questionamo-nos de qual seria o comportamento doas pessoas do “nosso grupo” naquela situação.
E diferentes pessoas, em diferentes posições sociais têm diferentes níveis de influência no nosso comportamento. É mais ou menos lógico e óbvio que uma pessoa com uma posição de autoridade terá uma grande influência no nosso comportamento, mas esse peso será inferior quando comparado com pessoas de quem gostamos.

Sendo este um ciclo, em que todos somos influenciados e influenciadores, e dada a influência dos comportamentos nas normas sociais, pressupõe-se que este seja um sistema em constante evolução e mudança. Daí que os comportamentos são um fator decisivo e de extrema importância aos mais diversos níveis, eles são os geradores de mudanças na forma de estar em sociedade, e como tal devem ser um fator de constante análise não só para as empresas, para os mercados de consumo, como para todas as áreas (política, económica, ética, moral…) da sociedade.

Os comportamentos encontram-se na base da evolução e crescimento das sociedades.

Queres saber mais sobre este tema? Gostavas de saber mais sobre a importância dos hábitos na economia comportamental?
Concordas com o que aqui foi escrito? A tua opinião é importante para mim!


Sem comentários:

Analytics