sexta-feira, junho 09, 2017

Os hábitos são importantes! Será que são?


A maioria de nós, a maior parte do tempo, faz coisas sem pensar conscientemente nelas! Achas que não? Costumas pensar no que vais tomar ao pequeno almoço? Costumas pensar se calças primeiro o pé direito e depois o esquerdo? Costumas pensar no caminho que deves seguir para te dirigires todos os dias para o teu local de trabalho? Costumas pensar em pegar no garfo com a mão direita ou com a mão esquerda, antes de o fazeres?

As rotinas diárias transformam-se rapidamente em hábitos. E mesmo quando pensas conscientemente no que estás a fazer, uma vez enraizado um hábito, é muito difícil alterá-lo.
E os hábitos são importantes porquê? Porque são comportamentos que nos dão conforto, não implicam ter de tomar decisões, nem nos sugerem dúvida. E mesmo quando estamos decididos a mudar um comportamento, não é uma tarefa fácil de cumprir.

A teoria da economiacomportamental diz que “a frequência dos nossos comportamentos passados influencia os nossos comportamentos presentes” e quando fazemos algo que sai da nossa rotina habitual, utilizamos pouco ou nenhum esforço cognitivo, ou seja, não nos esforçamos para adquirir novos conhecimentos.

Os hábitos são mais difíceis de alterar se forem repetidos com regularidade (é mais difícil alterar algo que fazemos todos os dias do que o que fazemos de vez em quando), ou se estiver em jogo uma forte recompensa, mesmo que seja apenas uma recompensa emocional, e se esta acontecer imediatamente após o comportamento (como o sentimento de satisfação de comer um balde de pipocas inteiro).

Os estudiosos destas matérias defendem que para alterar hábitos é necessário libertar a ação que se encontra ao nível do subconsciente humano e transportá-la para o nível consciente, porque apenas no nível do consciente são considerados os benefícios e as mais valias dos comportamentos alternativos.
Quando é que a nossa capacidade está mais preparada para pensar conscientemente em determinado comportamento e nas suas vantagens? Se a vivência ou comportamento que estamos a experienciar for complexo, se as consequências de determinado comportamento ou decisão for importante para nós e obviamente se tivermos tempo suficiente, capacidade de aprendizagem e compreensão para o fazer!

E qual é a importância dos hábitos para as marcas e para os mercados de consumo?! Os hábitos têm uma importância bastante relevante na forma de pensar e agir dos consumidores, já que alguns funcionam como barreiras na introdução de novos comportamentos, mais saudáveis, sustentáveis, mas difíceis de reforçar e cimentar como um novo hábito. Um exemplo fácil para compreender do que se trata, é o do impacto que teve ao nível do comportamento dos consumidores a introdução da obrigatoriedade de pagamento dos sacos plásticos nos supermercados. Os consumidores passaram a reutilizar, reciclar e trazer de casa os sacos. Introduziu-se um novo hábito cujo pagamento constituiu um forte incentivo à reutilização dos sacos, que a curto e longo prazo terá um forte impacto no meio ambiente.


Achas este assunto importante? O que pensas sobre os hábitos dos consumidores e o que está ao nosso alcance fazer para os mudar?!

Sem comentários:

Analytics