terça-feira, julho 25, 2017

O trabalho e a proatividade



Proatividade está na ordem do dia e em termos simples pode definir-se pela habilidade que as pessoas têm de agir antecipadamente evitando ou resolvendo situações e problemas futuros. Esta é uma das características que várias empresas procuram num trabalhador, qualidade considerada como uma mais valia no momento da contratação, já que é sinónimo de planeamento e execução de tarefas, evitando situações negativas ou de prejuízo para uma empresa, colocando o profissional numa posição de vantagem no panorama organizacional.

Dito isto, penso ser de extrema importância desenvolver esta habilidade. Como?! Perguntas-me tu.
Por esta altura já deves saber que os comportamento e hábitos se treinam e a proatividade também pode ser trabalhada.

Começa por organizar-te! Faz uma lista de todas as tarefas que tens em mãos e numera-as por ordem de prioridade. A listagem vai ajudar-te a perceber todas as tarefas que tens em mãos, planear o que precisas de fazer para as concluir e quem sabe até mesmo antecipar alguma tarefa.

A minha sugestão é: começa pela que te parece mais complicada. Nós temos tendência para deixar para mais tarde as tarefas que nos parecem mais complicadas de concretizar, e quanto mais adiamos mais tarde concluímos o que temos para fazer. Não procrastines! Vais ver que todas as outras que se seguirem a esta tarefa mais complicada vais fazê-las com uma perna às costas!

O mais provável, se deixar a situação arrastar-se demasiado, é tornares-te reativo. Ou seja, seres proativo é teres a capacidade de te antecipares e resolver algum potencial problema, mesmo antes que ele aconteça, mas ser reativo é reagir a algo que já aconteceu, que é o exatamente oposto de proativo. Ser reativo não é uma qualidade positiva. Implica que não te preocupas atempadamente com os eventuais problemas que possam existir ou que deixas situações por resolver.

Toma a iniciativa! Se tens todos os ingredientes para executar a receita, não esperes pelo Chef. Toma a dianteira da situação, mostra que és capaz e eficiente. Um profissional proativo tem a capacidade de se adiantar, entregar e concluir uma tarefa antes do prazo estabelecido.

Uma das melhoras formas de melhorares a tua performance é através do estudo e pesquisa das melhores formas de poderes efetuar as tarefas que te são atribuídas. Quanto mais te instruíres a respeito de procedimentos e métodos de trabalho, mais eficiente serás e melhores resultados terás no teu trabalho. O que com certeza não passará despercebido às tuas chefias.


Gostastes deste tema? Partilha comigo a tua experiência?

Sem comentários:

Analytics