terça-feira, setembro 05, 2017

Odeias o teu chefe?

Este é um sentimento / característica no topo da lista do “Como arruinares a tua própria carreira profissional”.

Queres saber porquê?

Não vou falar do teu chefe ou das características deste serem motivo para o odiares. Aqui não está em questão a pessoa, mas sim a sua posição. É teu chefe, e tu não o podes ver nem pintado de ouro! És daqueles que reclamas regularmente do teu trabalho, achas que és tratado de forma injusta, nunca estás satisfeito com o teu ambiente de trabalho e o que ainda é pior de tudo é que a culpa é toda do teu chefe?!

Então este artigo é para ti.


Se odeias o teu chefe, cuidado! Por mais que penses que estás a ser subtil nos teus comentários ou comportamentos, o teu chefe acabará por perceber que odeias. O problema é que as pessoas que odeiam os chefes desenvolvem uma espécie de desdém instintivo e uma desconfiança permanente para com qualquer pessoa que se encontre no comando, ou seja, para com qualquer pessoa que seja chefe.

Num eixo encontram-se os funcionários motivados, sempre disponíveis e prontos para responder com grande entusiasmo a novos desafios, e no eixo exatamente oposto encontram-se aqueles que odeiam o chefe, que não se entusiasmam com nada, nem com novos projetos, novos clientes, novos desafios ou tecnologias, nem mesmo com a possibilidade de ter um novo chefe. Ainda que inconscientemente, um funcionário que odeia o chefe, está a trabalhar contra o melhor interesse do grupo e isso é algo que não passa despercebido aos BIG BOSSES na administração!


Qualquer pessoa, especialmente chefes de equipa, sabem o quanto a negatividade pode afetar a produtividade de uma equipa. Sabias que odiar o chefe pode ser o comportamento chave para arruinares a tua carreira! Mesmo que sejas um colaborador, inteligente, produzas excelentes resultados, a curto prazo, e o que acontece na maioria dos casos, é que o facto de estares constantemente no registo do intriguista, reivindicativo e rezingão, só te vais prejudicar.

Atenção. Não quero com isto dizer que não existam maus chefes. Todos nós, numa ou noutra fase das nossas carreiras, tivemos um chefe que podemos classificar como mau. Mas existem diversos e diferentes motivos para podermos classificar um chefe como mau, e isso não implica que o odeies.

Outra conclusão que podemos tirar das pessoas que odeiam os chefes, é que estas provavelmente quiseram ou querem tornar-se chefes, por outras palavras, querem ser donos do seu próprio negocio. E isso não tem nada de mal. Quero mesmo acreditar que muitos dos empreendedores deste país, provavelmente, em algum momento das suas carreiras profissionais, odiaram os seus chefes.


Numa outra perspetiva, se estás numa posição de chefia e tens de lidar com este tipo de funcionário, a minha sugestão, para que não sejas sugado num vórtice de negatividade, é a de criares limites que te permitam manter uma visão saudável e realista do teu ambiente de trabalho. Não alimentes, nem desperdices a tua energia, com reclamações de funcionários que odeiam os chefes!

O que achaste deste artigo? Partilha a tua opinião comigo!

Sem comentários:

Analytics