sexta-feira, junho 29, 2018

Os 3 segredos do magnetismo empresarial

Sabes como se mede o magnetismo de uma empresa? Como sabemos se tem boa reputação? Qual a sua importância no paradigma empresarial global?

Facilmente mensurável através da quantidade de curriculums que a empresa recebe. É no interesse que as empresas têm para as pessoas, que se encontra o segredo da sua boa reputação, do seu magnetismo.

Image source: successmediaalliance.com


E a boa reputação da empresa está assente em 3 pilares basilares da sua existência:

1 – No seu ambiente.

2 – Nas suas práticas organizacionais.

3 – Na sua liderança.

Imediatamente seguido pelo fator remuneração, os profissionais de alto rendimento, inteligentes, especializados e engajados procuram empresas confiáveis, onde sintam que podem progredir profissionalmente. Por isso cabe aos líderes empresariais zelarem pela boa transmissão dos valores da empresa às suas equipas, e fazer com que tal se reflita na cultura organizacional da empresa, nos seus princípios, na sua credibilidade, no respeito, na ética, e na imparcialidade. Estes fatores são o motor do orgulho e camaradagem e consequente impacta no bom desempenho do trabalho da equipa.

Este é o ambiente de confiança que profissionais de alto rendimento procuram nas empresas. A monotonia, rotina, sem perspetiva de inovação ou crescimento afasta os verdadeiros talentos.

O crescimento dentro da empresa transmite um sentimento de progresso, características que cativa e atrai novos talentos e como tal deve ser promovida pelas empresas.

A boa reputação da empresa assenta também nas suas boas práticas organizacionais em gestão de pessoas. Profissionais de alto rendimento gostam de se identificar com os valores da empresa, normalmente veiculados através da comunicação interdepartamental e da empresa para fora. A comunicação tem um papel fundamental na boa reputação da empresa (assunto para um artigo à parte). A reputação não pode ser inventada, deve espelhar o que de facto acontece dentro da organização e quando a organização tem boas práticas, consegue comunicar com verdade e ouvir com sinceridade. Consegue ser uma organização que inspira todos os seus funcionários.

O papel do líder é fundamental na comunicação das boas práticas. Já ouviste aquela expressão que diz que as pessoas demitem-se de um chefe e não de um emprego? Isto acontece porque a maioria dos líderes não estão preparados para as tarefas que desempenham, não sabem lidar com pessoas, não sabem ouvir, não sabem fazer um elogio sincero, não sabem atribuir as devidas recompensas, ou não ficar com os louros que não lhes pertence. No fundo não sabem ser inspiradores e um modelo a seguir! E atenção, que recompensas não são apenas as financeiras, são também aquelas que mostram preocupação com o lado pessoal do funcionário.

Só as empresas atentas a estes princípios conseguem atrair, cativar e reter profissionais de alto rendimento. Inteligentes, especializados e engajados com a estratégia da empresa.

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Gostarias de saber mais sobre a importância da comunicação nas organizações?

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