sexta-feira, junho 22, 2018

Planear e mapear! 3 passos fundamentais para um bom planeamento!

O tema de hoje foi fácil de escolher até porque não estava planeado.

Pois. E a falta de planeamento é meio caminho andado para falhar. Sabes que para certos assuntos não basta planear apenas o dia e a hora em que vais fazer determinada tarefa, deves planear também o como, e no meu caso concreto deveria ter definido também o tema. Felizmente que este é de facto um tema importante e por isso decidi partilhá-lo convosco.

Legenda foto: Pinterest

Tenho planeado fazer uma publicação no blog todas as sextas, mas esta semana me dediquei ao assunto logo no inicio da semana e fui adiando a tarefa sempre com a noção que o tempo se estaria a esgotar, mas ainda assim controlado. Acontece que ontem seria o meu dead-line e quando finalmente me decidi dedicar à tarefa com alma e coração, aconteceu aquele imprevisto que não consegues contornar.   E quando envolve a saúde dos teus filhos, é mesmo daquelas situações que já foste!

Resultado: Horas extar de trabalho!

Bottom line: planear, planear, planear.

Mas atenção o planeamento não vale de nada se:

1 – se não o escreveres num papel.
Ao colocares num papel o teu plano, vai ajudar-te a manter o foco nas tarefas que tens de desenvolver, vai ajudar-te a organizar melhor o teu tempo, o que irá resultar numa melhoria da realização das tarefas que tens pela frente, eliminando o stress, e com certeza fazendo com que desenvolvas as tarefas de forma rápida e com melhores resultados.

2 – se não definires detalhadamente os objetivos a atingir do que estás a planear, e se não mensurares o que estás a fazer.
Existem diversas ferramentas que te ajudam a definir objetivos e estabelecer metas, desde análise SWOT à definição de objetivos SMART, tens uma panóplia de ferramentas que te podem ajudar com o teu planeamento. Porque é que o deves fazer por escrito, definindo objetivos e metas, exequíveis. Só através desta definição e da mensuração dos resultados é que vais conseguir a todo o momento voltar atrás e analisar o que poderá estar a falhar no teu planeamento. O que me leva ao ponto seguinte.  

3 – se não agires.
O facto de estares constantemente a planear e a mensurar o que estás a fazer permite-te a qualquer momento identificares onde é que o teu plano poderá estar a falhar e redefinir a tua estratégia. Sem ação não há resultados.

Um bom planeamento fará aumentar a tua produtividade, os teus resultados, com menos stress e mais tempo livre.

Gostarias de saber mais sobre planeamento e ferramentas de planeamento? Deixa-nos o teu comentário abaixo.

Sem comentários:

Analytics