sexta-feira, julho 06, 2018

60 a 80% das decisões de compra é influenciada pelas cores


Porque viver com um criativo dá-te o mote para estes temas de conversa tão importantes para o branding. E porque falar de Marcas é também falar de cores, e tudo porque ontem foi dia de dar, ou melhor, criar a cara para um novo projeto.
Primeiro surgiu a necessidade, depois a ideia para o projeto, depois andou-se uns dias a marinar, depois pesquisa e mais pesquisa, e BOOM, surge uma nova necessidade – criar uma marca para dar cara ao projeto.
Dito desta forma até parece fácil, mas a verdade é que o processo leva semanas de maturação. Mas quando se dá a epifania, aí a criatividade fica imparável, e da ideia ao papel, é num ”ai”!

Image source: pinterest

Lógico que existem muitos fatores envolvidos na criação de uma nova marca, e convém que o briefing seja muito concreto e objetivo, para o designer não andar às voltas feito uma barata tonta sem acertar no alvo. Por isso hoje decidi falar-te apenas de um pequeno aspeto de todo o processo por detrás da criação de um novo logotipo, o do PODER DAS CORES e a forma como estas nos influenciam no dia à dia. Porque as cores denunciam-te, contam-nos tudo a teu respeito, ou a respeito da tua marca! Tens dúvidas?!
Sabias que 60 a 80% dos consumidores, no momento da compra, é influenciado pela cor do produto? As cores têm o poder extraordinário de aumentar o reconhecimento da marca, e através da psicologia das cores podes estabelecer confiança e familiaridade, provocando no outro a emoção que desejas. Não é por acaso que as maiores marcas do mundo, as mais conceituadas, são associadas de forma automática aos seus logotipos, e se reparares bem, os logotipos destas marcas refletem e comunicam exatamente o que a marca deseja sem terem de associar texto ao logo. Pensa em marcas como a Coca-cola, McDonald’s, Apple, IBM, Google, Facebook…(fonte:marketo.com)
Então, concordarás comigo se afirmar que a utilização correta das cores pode ter um forte impacto no reconhecimento e crescimento das marcas, mesmo que se trate da marca pessoal (as cores que usas no teu vestuário, na tua maquilhagem).
Concordas? Gostarias de saber como é que cada cor nos afeta e o que poderá representar para a tu marca?!
A tua opinião é importante para nós! Partilha-a comigo.

Sem comentários:

Analytics