quarta-feira, julho 18, 2018

O ser humano é extraordinário!

Então vamos lá falar da forma como as pessoas reagem às cores!

O ser humano é extraordinário! Está provado cientificamente que cada um de nós possui uma escala de cores própria e somos influenciados pelas cores. As cores podem provocar sensações, sentimentos e afetar o nosso humor, temperamento, imaginação e sentimentos. As cores estão impregnadas de informação, e as associações que as pessoas fazem através das cores não são meras questões de gosto, mas sim experiências que estão enraizadas na nossa linguagem e forma de pensar.

photo source: marketo.com


As cores têm um papel fundamental na nossa vida, já que é através da psicologia das cores que compreendemos mensagens, que somos influenciados na compra de determinado produto, ou até sentirmos fome. Cada cor desempenha um papel diferente e atinge uma emoção diferente. Encontramos cor em todos os contextos (no ambiente que nos rodeia, na moda, na comida, nas artes, nos produtos, nas marcas) e automaticamente desperta-nos sensações e sentimentos, positivos ou negativos. A cor pode influenciar a nossa sensação de dimensão espacial, a sensação do peso dos objetos, a noção de iluminação, criar um sentimento de temperatura (quente ou frio); ser simbólica dependendo das vivências de cada um; e dada a forte ligação aos sentimentos pode despertar recordações e memórias de um determinado momento experienciado no passado.

A cor é tão importante que ao nível do Marketing está provado que até 90% dos juízos de valor feitos de forma precipitada, são baseados apenas na cor. 93% dos consumidores focam-se primeiro na aparência visual do produto, 6% na textura e só 1% no som ou no cheiro. A maioria desiste da compra de um produto só porque não tem a sua cor preferida (source: blog Kissmetrics). Daí ser importante perceber como as cores podem ser usadas para as marcas engajarem com a sua audiência. 

Queres saber mais sobre as cores e o que elas representam, vê o video abaixo, e dá-nos a tua opinião.



Concordas com o que aqui é dito sobre as cores? Qual a tua cor preferida?

Deixa os teus comentários abaixo ou segue-nos no instagram e facebook!

Sem comentários:

Analytics